Ter um centro logístico precisa de muito planejamento, é necessário pensar em cada detalhe, cada processo que vai acontecer no local, para poder ter uma visão ampla de como montar tudo e deixar do melhor jeito para atender cada demanda.

Você precisa pensar nesses pontos independente da situação, se está comprando um terreno industrial ou alugando um galpão industrial. Algumas coisas podem ser diferentes, já que um será seu e o outro será alugado com a possibilidade de mudança do local.

Mas nos dois casos é necessário fazer um planejamento e considerar alguns pontos na hora de montar o seu centro logístico. Afinal, ele irá comportar a maior parte do processo de entregas dos seus produtos e precisa oferecer praticidade na hora de realizar o processo.

E para te ajudar, vamos dar algumas dicas do que considerar na hora de montar o seu centro logístico. Continue lendo!


5 dicas para montar um centro logístico


  1. Localização

O primeiro ponto para montar o centro logístico da sua empresa é pensar na localização do centro. É bom pesquisar mais de um terreno em lugares diferentes, para que você possa fazer a comparação de prós e contras.

Precisa levar em consideração o que você vende e a importação e exportação, ou seja, como vai chegar até o depósito e como vai sair. Também precisa levar em conta o tempo que todo esse processo leva e como a localização escolhida pode oferecer algum benefício nessa etapa.

Um dos pontos mais importantes hoje, em um processo logístico de qualidade é o tempo que ele leva para chegar no seu destino, é considerado como um diferencial para o consumidor e faz diferença no momento da compra.

Então ter isso ao seu favor, pode aumentar as chances de vendas. Procure por lugares de fácil acesso, onde o produto pode chegar e sair sem muitos obstáculos e riscos também. 

Pesquise sobre a cidade, o bairro e o que tem em volta, caso seu produto chegue por navio, por exemplo, é importante um lugar perto dos portos, para que o processo seja mais rápido.


  1. Estude o espaço

Depois da escolha do local, estude todo o espaço que você tem disponível, para poder montar todo o processo e onde cada setor irá ficar. 

Essa parte precisa de uma análise detalhada do local, pois a ideia é montar algo que ofereça mais praticidade e otimize o processo, assim também oferecendo a melhor experiência para o consumidor, pois terá sua compra mais rápida e sem problemas.

Veja o espaço em geral para que seja melhor aproveitado, não deixar nada vazio ou não deixar apertado, para que os colaboradores fiquem confortáveis para realizar as suas 

tarefas.


  1. Pense no processo

Quando você estuda todo o espaço que tem disponível, é necessário pensar em como ele será distribuído, qual será a melhor forma de montar tudo dentro e fora do galpão e para isso é necessário pensar em cada processo que o produto passa.

Assim, antes de separar as áreas, veja o processo que acontece dentro da sua logística e assim tente colocar as áreas que dá sequência no processo mais próximas, isso pode até mesmo facilitar a comunicação entre as áreas.


  1. Armazenamento

O armazenamento é o estoque temporário dos produtos, geralmente não ficam por muito tempo, apenas a chegada, o registro, a avaliação e saída para entrega. Mas pode acontecer de produtos ficarem mais tempo que o previsto, então é necessário um espaço de armazenamento organizado para que tenha um controle de estoque e melhor gestão.

A área de armazenamento precisa ter bastante espaço, pois ela é formada por estantes, cantilevers, drive-in, racks e porta-pallets. É por isso que precisa de um espaço amplo para que tenha a melhor gestão e controle do que tem no estoque.


  1. Entenda o negócio

Uma dica final e que serve para todos os casos é você entender melhor o segmento da sua empresa, veja o que é necessário para melhorar o processo, mesmo que só esteja mudando e já tenha todo o processo pronto ou seja novo.

No caso de mudança de local, você pode pesquisar mais sobre o BPI (Melhoria de Processos), ele vai ajudar a analisar cada etapa do processo de compra e venda e ver o que pode ser melhorado ou até mesmo alterado para oferecer a melhor experiência para o cliente.

Caso seja o começo do seu centro logístico e você esteja começando do zero, é mais importante ainda entender o mercado de atuação, não só o processo interno da sua empresa, mas como outras empresas do mesmo segmento fazem esse processo. 

Fazendo isso, você pode entender melhor qual é a demanda do dia a dia e o que deve ser feito no seu centro logístico, o que ele precisa oferecer e o que você precisa fazer para tornar ele mais funcional.


Está procurando um terreno ou um galpão? Acesse o site da Imobiliária La Franzoi - Galpões para alugar.




Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar sua experiência. Ao navegar nesse site, você concorda com a nossaPolítica de Cookies