7 dicas para economizar na reforma


Quando falamos em obras e reformas, muitos já fogem do assunto. Afinal, são etapas que exigem um bom investimento. No entanto, o que muitos não sabem é que é totalmente possível economizar nas reformas sem precisar deixar a qualidade de lado. O projeto estrutural é uma ferramenta essencial para isso, mas ainda assim, existem outros itens que complementam esse processo. Então, para te ajudar, no post de hoje vamos dar 7 dicas para economizar em sua reforma, seja de casa ou apartamento.

1. Tenha um projeto definido

Um projeto é essencial para qualquer tipo de reforma. Inclusive, se você não tem um projeto, pode acabar gastando demais justamente por não saber com exatidão o que é necessário. Além disso, sem ele o orçamento da mão-de-obra se torna muito mais difícil. Geralmente, os prestadores de serviços cobram por diária ou por projeto e entender o nível de complexidade da reforma também ajuda a definir o custo total da obra. O projeto estrutural é um dos mais importantes e por isso não pode ser deixado de lado.

2. Peça indicações de profissionais

Outra dica importante para economizar na obra é pedir indicações de profissionais a conhecidos, para assim minimizar o risco de contratar alguém que cause dores de cabeça desnecessárias. Além disso, solicite orçamentos, visto a economia pode chegar a mais de três vezes dependendo do caso.

3. Pesquise o preço dos materiais

Da mesma forma que os profissionais, os materiais de construção variam muito de uma loja para outra e com uma boa pesquisa você consegue bons preços e condições de pagamento. Lembre-se, no entanto, de avaliar o custo-benefício, visto que em alguns casos compensa pagar mais caro por materiais de melhor qualidade e durabilidade.

4. Evite modificar detalhes no decorrer da reforma

Evite fazer mudanças depois que o projeto já foi criado, principalmente se a obra estiver em andamento. Em alguns casos, um simples detalhe pode não ser tão fácil de ser resolvido, atrapalhando o andamento da reforma e até mesmo aumentando os custos com mão-de-obra e materiais. Portanto, logo no começo informe todas as suas necessidades e exigências ao arquiteto ou engenheiro.

5. Defina um limite para os gastos

É fundamental estabelecer um valor máximo para a obra e os serviços envolvidos, além de considerar uma margem para compras não planejadas e outras necessidades que surgirem de última hora. Isso porque, os gastos podem se tornar uma verdadeira bola de neve e você pode precisar parar a obra na metade ou ainda se afundar em dívidas. Portanto, se o valor estiver próximo do limite, fique alerta! Se ultrapassar, prefira quitar o pagamento da primeira reforma antes de iniciar outra.

6. Faça você mesmo

O DIY (Do It Yourself) ou faça você mesmo, é uma grande oportunidade para colocar a criatividade para funcionar. Inclusive, você pode ainda incluir outros integrantes da família nessa etapa, criando momentos únicos e extremamente divertidos. Em vez de comprar algo pronto, vocês podem construir juntos, pintar uma parede, mudar os móveis de lugar e muitas outras atividades.

7. Pense no descarte dos materiais utilizados

Por fim, mas não menos importante, é essencial realizar o descarte correto dos materiais, tanto em obras pequenas, quanto nas maiores. Isso porque, existem diversas maneiras de economizar nessa etapa, além de ajudar o meio ambiente. Portanto, consulte os profissionais contratados para orientar nas melhores escolhas e descartes, e não se esqueça de incluir esse valor no orçamento.

Então, com as dicas do post de hoje temos certeza que sua obra será muito mais econômica. Lembre-se de contratar profissionais de qualidade, seguir com o planejamento até o fim e ainda optar por fazer você mesmo algumas mudanças. Além de ser uma ótima oportunidade para exercitar a criatividade, você também irá desenvolver novas habilidades.


Imobiliária LA Franzoi. Especialistas em Galpões para Alugar!

Confira também outras matérias em nosso Blog. Acesse agora mesmo!



Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar sua experiência. Ao navegar nesse site, você concorda com a nossaPolítica de Cookies