O processo para estabelecer uma logística nunca é longo, mas precisa de muito planejamento, ainda mais na hora de alugar o galpão ou comprar um terreno industrial.

É necessário focar em analisar alguns pontos, como por exemplo, o tipo de logística que vai ser implantada, o que ela precisa ter para atender a demanda, o local para facilitar o processo de importação e exportação, entre outras coisas.

Neste conteúdo vamos falar como escolher um lugar para começar ou mais um ponto da logística da sua empresa.


Por onde começar

É necessário começar do início, mas qual é esse início? Para escolher a localização para estabelecer uma logística é preciso considerar alguns pontos antes de dar a partida. 

Esses pontos são: os benefícios e as vantagens da região onde pretende estabelecer esse processo, qual a facilidade de importação e exportação, se está é em um ponto estratégico que fique perto de onde tem o maior número de consumidores.

É preciso analisar também as indústrias em volta, e mais importante ainda, precisa analisar todo o local, checar se as instalações vão realmente atender a sua demanda, se estão de acordo com o padrão e se oferece segurança para os seus funcionários.

É preciso também analisar todo o processo que vai acontecer no local, para ter uma visão mais ampla do que é necessário e se o local vai estar dentro do que é primordial para a execução das atividades.

Além de tudo isso, veja qual tipo de transporte é mais forte na região escolhida, por exemplo, dependendo do seu produto, ele pode ser transportado por trens de carga, aviões ou navios. 

É preciso verificar qual transporte está naquela região e como ele funciona, como será o carregamento da sua carga, se vai estar segura e quanto tempo irá demorar todo esse processo.

O ponto inicial pode parecer complicado e realmente é, porém um dos pontos mais necessários para começar a analisar o local que vai estar mais dentro do padrão que precisa. 


3 coisas para considerar na hora de escolher o local para logística

Agora que já sabe os primeiros passos, vamos detalhar mais um pouco o que precisa considerar na hora de optar pelo aluguel de galpão ou o terreno que vai comprar.


  1. Público-alvo

Toda empresa tem o objetivo de vender mais e para isso é preciso pensar em como agradar os clientes, afinal, é só assim que eles continuam comprando e até indicando a sua marca para outras pessoas.

Pensando nisso, quando for escolher a localização pense no público-alvo da sua empresa, onde tem o maior número de pessoas que fazem parte desse grupo, ter um sistema de logística perto deles, pode reduzir o valor do frete, além de ter uma opção de retirada no local, caso seja perto e diminuir o tempo de entrega.

Hoje as pessoas sempre vão procurar serviços de entrega rápida, já que a maior parte das compras estão sendo online e com isso, você pode fazer um trabalho que vai fixar a sua marca na mente dos consumidores.

Ficar atento à localização mais perto dos consumidores pode trazer vantagens para a empresa, como fidelizar clientes, fixar a marca na mente do consumidor e com certeza, irá facilitar o sistema de entrega.


  1. Instalações

Independente do tipo de produto que sua empresa vende, é necessário pensar no armazenamento deles, para que não tenha nenhum defeito e seja entregue em perfeito estado ao cliente.

Por isso é necessário analisar muito bem as instalações do local que está considerando. Não só pelos produtos, mas também pelos funcionários que vão trabalhar no local, se estão de acordo com as normas de trabalho e se todos ali vão ficar em segurança, sem correr nenhum risco.

Além disso, é preciso saber se irá comportar todo o processo que vai passar por ali, a quantidade de pessoas, cada área e como facilitará todas as atividades que serão realizadas.

Pense principalmente nos processos de entrega e retirada, se não vai ter algum obstáculo, se a saída e entrada de caminhões será fácil e se os seus funcionários terão espaço para esse processo, evitando imprevistos e atrasos.


  1. Logística

Já falamos acima em não esquecer de analisar o processo de entrega e retirada, todo o processo de logística precisa ser analisado para não ter nenhum problema futuro. Dentro disso, é necessário pensar também nos fornecedores e parceiros.

Fique atento na localização dos seus fornecedores e parceiros, analise os canais de distribuição que eles utilizam e como chegará até o seu depósito. Calcule o tempo que vai levar e como será o transporte.

Assim, você pode conseguir otimizar esse processo até mesmo diminuindo os custos dos dois lados, o que é vantajoso para a empresa.


Está procurando um terreno ou um galpão? Acesse o site da Imobiliária La Franzoi - Galpões para alugar.



Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar sua experiência. Ao navegar nesse site, você concorda com a nossaPolítica de Cookies