A logística é uma das áreas mais importantes de um e-commerce, sendo primordial para seu sucesso. Isso porque, processos como controle de estoque, cálculo de frete, planejamento de vendas e até mesmo o empacotamento de produtos são essenciais para garantir uma experiência de compra positiva e, consequentemente, a fidelização dos clientes. 


GALPÕES PARA ALUGAR

Nesse sentido, cada vez mais as empresas investem em galpões logísticos e outros elementos que contribuem para a evolução dos procedimentos. 

Entretanto, é fato que nem todo mundo conhece quais são as principais etapas da logística de um e-commerce, desde o momento em que o consumidor faz o pedido, até a hora em que o produto chega na casa dele. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje para falar como tudo funciona. Vamos lá? 

Qual é o papel da logística no e-commerce? 

No e-commerce, a maior parte das transações acontece on-line e somente depois da aprovação de todas as etapas é que os produtos físicos são enviados aos clientes, por meio de um transporte convencional. 

Nesse sentido, ela precisa ser estruturada de acordo com o modelo de negócio, a fim de alcançar três objetivos principais dentro de sua área: redução de custos, economia e satisfação do cliente. 

Portanto, para planejar a logística da melhor maneira para o e-commerce, é essencial conhecer o processo a fundo, entender sobre as etapas, monitorá-las e saber o que fazer para melhorar seu desempenho. 

Algumas das principais etapas que fazem parte da logística no e-commerce são recebimento e conferência da mercadoria, armazenamento e identificação, reposição de estoque, separação dos pedidos, preparação do produto (conferir, embalar e etiquetar), envio para transportadora, rastreamento dos pedidos, controle de entrega. 

Como ter uma boa logística no e-commerce?

Agora que você entende melhor sobre o papel da logística no e-commerce, confira abaixo algumas dicas para tornar essa área ainda mais eficiente em sua empresa:

1. Estruture o fluxo logístico

Para garantir o sucesso em seu e-commerce, é muito importante cuidar do processo de armazenagem, expedição e entrega das mercadorias. Portanto, é essencial estudar as tendências atuais do mercado, como os galpões logísticos, além de analisar as vendas realizadas pela empresa. 

Com isso, é possível escolher entre o que é mais vantajoso para o fluxo logístico da empresa, como a demanda, níveis de estoque e o trânsito da mercadoria.  

2. Tenha um controle de estoque eficiente

Ao contrário de uma loja física, o e-commerce funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, sendo ainda mais importante ter um monitoramento constante do nível de estoque. 

Afinal, mercadorias em excesso, por exemplo, geram um aumento nos custos de armazenamento, comprometendo o espaço do galpão que poderia ser utilizado para guardar outros itens. Além disso, há o risco de ocorrerem avarias nos produtos. 

Contudo, a baixa quantidade de itens também pode ser um problema, pois dependendo da demanda, não será possível atender a todos os pedidos, causando perda de vendas e até mesmo prejudicando a imagem da empresa.  

3. Escolha uma transportadora de qualidade

Esse é um dos pontos que precisam ser analisados com muita atenção, a fim de evitar problemas. Muitas empresas optam por terceirizar a operação. Afinal, transportadoras em geral oferecem um serviço especializado, possuindo maior experiência no manuseio e entrega de mercadorias. No entanto, na hora de escolher o parceiro, é essencial ficar atento às políticas de qualidade que as empresas oferecem, assim como os serviços prestados e as normas para a entrega de cargas. 

4. Monitore os indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho logístico, também conhecidos como KPIs, devem ser monitorados, a fim de melhorar a performance do setor no e-commerce. Afinal, com essas métricas é possível medir e avaliar, de forma clara e objetiva, o desempenho dos processos mais importantes na logística de uma empresa. 

Inclusive, essa análise permite identificar os pontos que precisam ser melhorados, com intervenções pontuais diretamente na origem do problema. Alguns dos KPIs mais importantes que devem ser acompanhados no e-commerce são: taxa de conversão, ticket médio, taxa de abandono de carrinho, custo de aquisição de cliente, retorno sobre o investimento, número de visitantes no site, número de vendas. 

5. Faça a gestão dos custos

Por fim, esse é o gerenciamento de todos os gastos necessários com as demandas logísticas de uma empresa, como armazenamento, frota, transporte e tecnologia. Geralmente, eles impactam significativamente o faturamento das empresas. 

Portanto, é essencial monitorar e estudar os custos, a fim de criar estratégias para reduzi-los, sem prejudicar a qualidade do serviço prestado. Além da redução de custos em si, uma gestão eficiente ainda promove muitos outros benefícios ao e-commerce, como aumento da lucratividade, maior produtividade, possibilidade de investimentos em outros setores, maior competitividade no mercado, etc. 

Então, agora que você sabe como funciona a logística no e-commerce e como melhorar alguns processos dentro dessa área, já pode colocar nossas dicas em prática. Lembre-se de ter um bom planejamento, assim como contar com a ajuda de especialistas, a fim de garantir o melhor desempenho e a satisfação completa dos consumidores. 


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