Há alguns anos, o e-commerce vem se destacando significativamente. No entanto, com a pandemia do COVID-19, houve um crescimento ainda maior e exponencial no mercado de vendas online. Afinal, com o distanciamento social, as pessoas entenderam que poderiam comprar o que quisessem sem sair de casa. 

Hoje em dia, por mais que a vacinação já tenha evoluído e reduzido significativamente a gravidade, os consumidores continuam pedindo os mais variados itens pela internet. 

Desde coisas mais comuns, como roupas e sapatos, até alimentos, remédios, etc. Nesse sentido, muitas empresas decidiram investir em galpões logísticos, pois eles são capazes de deixar os processos mais ágeis e eficazes, garantindo maior vantagem competitiva no mercado.

No entanto, ainda que a tendência seja a continuidade e evolução do mercado on-line, muitos ainda têm dúvidas. Então, se esse é o seu caso, não deixe de acompanhar o post de hoje até o fim e entenda se é importante investir em um galpão logístico. 

O que é o galpão logístico?

Como o próprio nome sugere, um galpão logístico é o espaço em que a empresa organiza sua logística. Ou seja, é aqui que irá armazenar seus produtos em estoque e otimizar sua distribuição, podendo ficar mais próxima do consumidor. O grande diferencial é que o ambiente já está pronto para receber suas operações, possuindo infraestrutura completa para atender as demandas do dia a dia, além de localização estratégica, que facilita e agiliza a entrega do produto ao consumidor. 

Portanto, independente se você tem sua empresa no interior do estado ou longe de vias importantes, é totalmente possível ter apenas um galpão logístico nessas regiões, o que contribui significativamente para a melhoria da distribuição de seus produtos. 

Benefícios de alugar um galpão logístico

Agora que você entendeu o que é um galpão logístico, é importante conhecer quais são os benefícios promovidos por ele para seu negócio. Assim, terá maior entendimento para compreender se realmente é importante investir nesse modelo. Confira abaixo:

Possibilidade de expansão

Ao investir em um galpão logístico, o gestor terá maior facilidade para expandir seu empreendimento. Isso acontece visto que a empresa consegue descentralizar os estoques e processos produtivos presentes no espaço físico. Dessa forma, ter um galpão logístico contribui significativamente para a organização da distribuição e transporte de mercadorias. 

Estrutura adequada

Vale lembrar ainda que um galpão logístico já está totalmente pronto e preparado para receber esse tipo de operação no espaço. Com uma estrutura moderna e adequada, ele é capaz de promover maior eficiência nos processos desenvolvidos, aumentando o potencial competitivo e melhorando a imagem de sua organização perante o mercado. Além disso, como tudo estará pronto, não será necessário se preocupar com a construção de um espaço ideal. 

Fácil implantação

Pelo fato de a estrutura do galpão logístico já estar totalmente pronta para receber suas operações, basta organizar a mudança e transferir as mercadorias e operações para o local. Não será necessário esperar a construção ser concluída ou se preocupar com o atraso da obra.

Localização estratégica

Geralmente, os galpões estão localizados em lugares estratégicos, próximos de grandes centros e vias de acesso importantes. Isso contribui para a flexibilidade das operações e diferencial competitivo, visto que as entregas se tornarão mais ágeis e baratas para os consumidores. 

Flexibilidade

Por fim, mas não menos importante, com a localização estratégica do galpão, a flexibilidade é maior em suas operações, podendo ser adaptado de acordo com suas estratégias de distribuição. Além disso, caso as vendas aumentem ainda mais, é mais fácil realizar esse tipo de alteração em um espaço próprio para isso do que construir um galpão do zero. Afinal, além de precisar aguardar que fique pronto, também terá preocupações com a obra, encontrar um bom terreno, etc. 

Redução de custos

Como consequência de todos os fatores que citamos nesse post, você garante maior economia para sua empresa. Afinal, não irá perder tempo aguardando a construção de um galpão, além de precisar se preocupar somente com a mudança. Além disso, com uma estrutura pronta e preparada, não haverá necessidade de contratar engenheiros e arquitetos para elaborar um espaço que atenda suas demandas. Por fim, a localização estratégica contribui para que os processos sejam mais ágeis, assim como as entregas, garantindo economia e maior lucro para o negócio. 

É importante investir em um galpão logístico?

Bom, se você chegou até aqui, provavelmente entendeu que sim, é importante investir em um galpão logístico. Afinal, ele promove diversos benefícios para sua organização, como a flexibilidade, expansão das operações, vantagem competitiva perante os concorrentes, agilidade na hora da entrega, etc. 

Contudo, é muito importante escolher um galpão de maneira estratégia, analisando os pontos que serão importantes para a sua operação em específico. Nesse sentido, contar com uma equipe especializada para orientar no processo de locação ou compra será fundamental, pois assim você garante uma escolha mais assertiva e adequada às necessidades da empresa, demandas do dia a dia e que se encaixe no orçamento disponível. 


Franzoi Imóveis. Imobiliária em Itajaí SC.

Confira nossas opções de Galpões para Alugar.




Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar sua experiência. Ao navegar nesse site, você concorda com a nossaPolítica de Cookies